Varizes – o que são, sintomas e tratamento

Publicado em 30/06/2022

Varizes  – o que são, sintomas e tratamento

O que são varizes?

As varizes são veias dilatadas, deformadas e com alteração funcional da circulação. As varizes indicam que a saúde do sistema circulatório não está bem e que é necessário fazer algo para melhorar.

Elas podem causar sensação de pernas pesadas, ardência, dor e inchaço (edema). É comum que esses sintomas se agravem no fim do dia, no calor e nos períodos próximos ou durante a menstruação e na gravidez.

Quando não tratadas da forma certa, além de mal-estar, as varizes podem progredir e desenvolver problemas mais graves, como: flebite, trombose, úlceras, dermatites e hemorragias, entre outros. Por isso, é importante dar início ao tratamento e acompanhamento com um angiologista ou cirurgião vascular ao serem notados os primeiros sintomas ou no início do surgimento das varizes

 

Como é o tratamento?

O primeiro passo é a avaliação médica do paciente. Nesse momento, o exame de ecodoppler pode ser indicado. Por meio do ecodoppler vascular é possível mapear e identificar veias doentes que precisam de tratamento, mesmo que essas não sejam visíveis externamente na pele.

Após avaliação do exame, o médico irá identificar qual o melhor plano terapêutico, podendo ser indicado tratamento clínico com medicação, escleroterapia (aplicação para varizes) ou cirurgia.

 

Escleroterapia ou Aplicação para varizes

A Escleroterapia, popularmente conhecida como aplicação, é um tratamento indicado para eliminar varizes e vasinhos. Consiste em injetar substâncias, como espuma ou glicose, ou laser, favorecendo o redirecionamento da circulação sanguínea.

A Escleroterapia é uma técnica eficaz e pode ser utilizada mesmo para varizes calibrosas, ocasionando pouca ou nenhuma dor.

É um tratamento muito vantajoso, pois não necessita de internação, e é realizado em ambiente clínico. O paciente pode retornar as suas atividades normais do dia a dia logo após o procedimento; e após três dias para as atividades físicas.

 

Tipos de escleroterapia

Aplicação com substância líquida – consiste na aplicação de uma injeção com produto esclerosante diretamente nas varizes.


Aplicação com espuma – indicada para casos específicos, consiste em aplicar uma substância, em forma de espuma densa, diretamente nas varizes, que provoca uma reação nas paredes dos vasos fechando-os.


Aplicação a laser – o laser trata as varizes por cauterização enquanto a escleroterapia líquida ou espuma trata por inflamação do vasinho. A aplicação com laser pode ser realizada em associação com a escleroterapia líquida ou espuma, não sendo recomendada para pessoas de pele negra ou muito bronzeada.

A escolha do tipo de escleroterapia é feita pelo médico angiologista, que de acordo com análise clínica do paciente. O médico irá determinar qual método ou qual associação de métodos produzirá o melhor efeito.

 

Cirurgia de varizes

A cirurgia de varizes poderá ser indicada de acordo com o grau de comprometimento da doença venosa. A maioria das cirurgias de varizes pode ser realizada atualmente através de micro incisões, o tempo de internação hospitalar geralmente é de 24 horas e a recuperação pode levar até 30 dias.

 

Importante

As veias que são retiradas, tanto nas aplicações como por meio cirúrgico, por estarem doentes, não colaboram para a circulação. Sua retirada causa melhoria na drenagem venosa dos membros inferiores, aliviando sintomas e prevenindo as implicações da evolução da doença.

Os médicos Angiologistas e Cirurgiões Vasculares são os especialistas habilitados para atuar no diagnóstico e tratamento de varizes e vasinhos.

No Instituto de Angiologia Raja Venkata, você encontra uma equipe completa de angiologistas e cirurgiões vasculares para diagnosticar e tratar varizes.

 

Agende sua consulta.

Agendamento

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir