Prevenção de Aneurisma Cerebral

Realizar exames de check up e ter uma rotina saudável é fundamental para prevenção de um Aneurisma Cerebral.

O aneurisma cerebral surge devido a um defeito congênito da parede da artéria. Ele pode levar décadas para se desenvolver e, geralmente, só é diagnosticado quando ocorre hemorragia. Segundo dados do Departamento de Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o aneurisma cerebral atinge 2% da população mundial ao ano.

O maior risco do aneurisma cerebral é o seu rompimento e a consequente hemorragia, que causa cerca de 40 a 50% dos casos. Um em cada quatro pacientes morre quando o aneurisma se rompe. Daqueles que sobrevivem, de 10 a 15% voltam a realizar suas atividades normalmente.

A prevenção do aneurisma vem de se manter controladas as doenças crônicas – hipertensão, diabetes e colesterol entre outras. É fundamental estar com as consultas em dias com o cardiologista e o angiologista para identificar qualquer alteração.

Mudanças de comportamento para uma vida saudável ajudam na prevenção, como praticar atividade física com frequência, ter uma boa alimentação, abandonar o cigarro e, pelo menos, reduzir a ingestão de bebida alcoólica.