Veias saltadas é sinal de alguma doença?

Vários ícones do mundo fitness apresentam veias saltadas e, em geral, esse é um dos motivos das críticas a esse estilo de vida. Você sabe o que veias mais aparentes realmente significam? Há, basicamente, duas possibilidades: ou elas são apenas o resultado da falta de gordura corporal, ou indicam algum problema de saúde mais grave.

Há relação entre as veias saltadas e a musculação? A verdade é que as veias se tornam mais proeminentes quando você perde gordura ao redor de seus músculos, e isso pode ocorrer em razão da dieta, do exercício ou da combinação entre esses dois fatores.

Além disso, não importa o tipo de exercício físico que você faça, todos eles conseguem elevar a frequência cardíaca e de respiração. E esse aumento amplia também o fluxo sanguíneo. É um processo natural do organismo humano, que demanda mais oxigênio, sobretudo nas áreas que estão sendo exercitadas.

Como resultado desse maior fluxo sanguíneo, é possível que as veias fiquem mais aparentes. Por outro lado, durante os exercícios, o plasma sanguíneo flui para os músculos que estão sendo trabalhados, e faz com que eles fiquem inchados e endurecidos.

Esse endurecimento, por sua vez, faz com que as veias sejam empurradas para a superfície dos músculos e fiquem “prensadas” contra a pele. De acordo com a revista Scientific American, essa também é uma das razões pelas quais quando você se exercita, suas veias às vezes ficam mais salientes.

Quando as veias saltadas são um sinal de problema?

Apesar das veias saltadas serem uma resposta normal do corpo devido aos exercícios e a determinadas dietas, em alguns casos eles podem ser sinal de problemas de saúde, principalmente se a pessoa não pratica exercícios físicos ou não mantém uma dieta equilibrada.

As doenças cardíacas podem contribuir para problemas nas veias e são as precursoras de ataques cardíacos, de acordo com a revista Running Times. Fumar também acentua as veias na superfície da pele, assim como o estresse excessivo.

Além disso, indivíduos mais velhos são mais propensos a ter veias saltadas. Se você não tiver certeza sobre a causa de suas veias salientes, visite um médico

 

Fonte: Terra