Embolização de Miomas – Tratamento com preservação do útero
Os miomas são os tumores benignos do útero mais frequentes em mulheres em idade fértil.
Alguns fatores impulsionam o aparecimento de miomas, como: obesidade, nuliparidade (mulheres que nunca tiveram filhos), cor negra (2,9% de risco maior do que as brancas) e predisposição familiar.
- Sintomas
O sintoma mais comum é o aumento da perda sanguínea durante ou fora do período menstrual. Também pode haver dor e compressão de órgãos como a bexiga, o intestino ou outras estruturas vizinhas ao útero, causando dores na região pélvica.
- Tratamento para miomas
Quando a paciente apresenta sintomas citados acima, o tratamento clínico com medicamentos é a primeira indicação. Se esse não apresentar resultados é necessário considerar outras opções: cirurgia ou embolização.
Existem dois tipos de cirurgias para miomas: a Miomectomia - retirada cirúrgica apenas dos miomas; e a Histerectomia - retirada total do útero. Os dois procedimentos são invasivos e podem interferir nos planos de engravidar da mulher. Eles também exigem um tempo de recuperação maior e podem não ser indicadas para mulheres com a saúde frágil ou que não desejam retirar o útero.
Outra opção é a embolização de miomas, um tratamento minimamente invasivo que preserva o útero. A embolização deve ser considerada quando a paciente não deseja retirar o útero ou que busca uma opção menos invasiva que a cirurgia e de rápida recuperação. O procedimento também pode ser a melhor opção para pacientes que já fizeram a miomectomia e apresentam crescimento de novos miomas.
- Embolização de Miomas
A embolização de miomas é realizada por um cirurgião endovascular, em uma sala de hemodinâmica (cateterismo). O procedimento é feito com anestesia local e sedação, o que permite a rápida recuperação da paciente.
Uma pequena incisão, de aproximadamente 3mm, é feita na virilha, onde é introduzido um cateter (um fino tubo) pela artéria femoral. O cateter progride até as artérias uterinas, onde são liberadas partículas que obstruem a irrigação dos miomas fazendo com que eles regridam ou desapareçam.
“A embolização de miomas uterinos é um procedimento avançado e minimamente invasivo que trata os miomas, sem precisar retirar o útero. É um excelente procedimento para cuidar e manter a qualidade de vida de muitas mulheres, incluindo as que possuem miomas e desejam engravidar.”
Dr. Raja Venkata - Cirurgião Endovascular
CRM-GO 8126 RQE 3380
- Como é o pós-operatório?
A recuperação é rápida. A paciente fica, em média, 24 horas internada, voltando às suas atividades em 1 semana. A dor que a paciente pode apresentar após o procedimento é de pequena a média intensidade, facilmente controlada com analgésicos.
- O que acontece com os miomas?
Os miomas regridem de tamanho ou podem desaparecer em até um ano. Repete-se a Ressonância Magnética (RM) com três meses e faz-se o acompanhamento com ultrassonografia.
- Qualquer mulher pode optar pela embolização em vez de intervenção cirúrgica?
A embolização de miomas pode ser indicada para a maioria das mulheres. Entretanto, a confirmação e indicação de tratamento pode ser realizada somente pelo médico, que irá avaliar o histórico de saúde da mulher e seus objetivos com a realização do procedimento.
Em Goiânia, o Instituto de Angiologia Raja Venkata conta com uma equipe altamente qualificada para realizar a embolização de miomas uterinos.
Agende sua consulta e tire suas dúvidas!